Espetáculo Nativitaten

NATALIS EVENTOS CULTURAIS – Espetáculo Nativitaten em Gramado

Fogos de artifício, luzes, águas dançantes, música, dança e acrobacias se misturaram para narrar as origens da humanidade e o nascimento de Jesus.

Reportagem G1 – Estêvão Pires Do G1 RS, em Gramado

Com luzes, fogos e coral, Nativitaten encanta em Gramado; reveja trechos

Atração é uma das principais do evento na Serra do Rio Grande do Sul. G1 Rio Grande do Sul transmitiu com exclusividade a atração.Espetáculo Nativitaten

O nascimento de Jesus Cristo, a origem do Natal e a criação do mundo inspiraram o show de luzes, cantores líricos e coral que são exibidos no Nativitaten, um dos espetáculos mais tradicionais do Natal Luz de Gramado, na Serra do Rio Grande do Sul. A atração teve transmissão exclusiva do G1 nesta quarta-feira (10). Ambientada às margens do Lago Joaquina Rita Bier, a ópera a céu aberto tem 50 minutos de duração.

A forte chuva que caiu em Gramado durante a tarde deu trégua e permitiu a apresentação, que é realizada ao ar livre, com arquibancadas para o público às margens do lago. Ao todo, são 16 números musicais. O repertório mistura canções eruditas de Bach, Vivaldi e Haendel a tradicionais músicas natalinas, como “Ave Maria” e “Noite Feliz”. O gran finale fica com “Hallelujah”.

Executadas ao vivo por orquestras e solistas, posicionados em balsas nas águas, as canções são embaladas por elementos cênicos, pirotécnicos e hidráulicos. A parte orquestral é previamente gravada, mas os solos são cantados ao vivo. Em dado momento do show, os integrantes do coral entram pelo meio da plateia e seguem até palco.Espetáculo Nativitaten

O espetáculo passou por algumas mudanças para o Natal Luz deste ano. Entre elas está na direção cênica: neste ano, o comando passou para Gilberto Perin. A trilha sonora também foi reformulada, sob a batuta do maestro Antônio Carlos Borges-Cunha.

A estrutura montada ao redor do Lago Joaquina Rita Bier tem capacidade para receber 5 mil pessoas.